quarta-feira, 21 de julho de 2010

Origem do futebol

 Por renascimento, Santos encara rival e "freguês" São Paulo


Mais uma vez, Neymar adotou a paradinha no pênalti para vencer Rogério Ceni  Foto: Gazeta Press No Campeonato Paulista, Neymar "humilhou" Rogério Ceni com uma paradinha e o Santos goleou o São Paulo por 3 a 0


Santos e São Paulo se enfrentam neste domingo, às 16h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Derrotado nas três últimas três partidas, o time alvinegro terá pela frente uma equipe que já atropelou por três vezes na temporada e enfrentará um verdadeiro freguês em duelos jogados na Vila Belmiro.
Em toda a história, os dois rivais disputaram o clássico no estádio santista em 87 oportunidades, e em 43 delas a equipe da casa saiu vencedora, marcando 142 gols. O adversário tricolor, por sua vez, triunfou em apenas 26 partidas e balançou as redes em 125 oportunidades. Houve ainda 18 empates.
Em 2010, foram três embates, com 100% de aproveitamento do time praiano. No primeiro encontro, vitória por 2 a 1, na Arena Barueri, em confronto que marcou reestreia de Robinho (o atleta fez um gol de letra no finalzinho do duelo). Depois, pelas semifinais do Campeonato Paulista, um triunfo por 3 a 0 na Vila e outro por 3 a 2 no Morumbi classificaram o Santos à decisão.
O time alvinegro pintou no primeiro semestre como sensação do futebol brasileiro. Com goleadas empolgantes e vitórias contundentes em jogos decisivos, a equipe surgia como o bicho-papão do País em 2010. No entanto, caiu de produção após a pausa para a Copa do Mundo e sofreu três quedas nos três jogos que disputou no retorno. Um fato inédito na vitoriosa temporada do Santos, que foi campeão paulista e está na final da Copa do Brasil.
Relembre cinco jogos marcantes, nos últimos anos, de Santos e São Paulo na Vila Belmiro:
18/04/2010 - Santos 3 x 0 São Paulo - Campeonato Paulista - pela semifinal da competição estadual, a equipe são-paulina precisava vencer por dois gols de diferença, após a derrota por 3 a 2 na partida de ida no Morumbi. O jogo foi truncado em sua maior parte e as duas equipes poderiam ter virado de tempo com a vitória, mas Neymar resolveu decidir a parada para a equipe santista na etapa complementar.
Primeiro, aos 14min, o atacante desviou uma bola de peixinho. Depois, aos 37, em cobrança de pênalti, repetiu a paradinha sobre o goleiro Rogério Ceni (já havia usado do artifício na vitória do Santos por 2 a 1, na primeira fase). Paulo Henrique Ganso deu o golpe de misericórdia quatro minutos depois, ao marcar o terceiro tento do Santos.
25/10/2009 - Santos 3 x 4 São Paulo - Campeonato Brasileiro - o time tricolor brigava pelo tetracampeonato e precisava vencer o rival na Vila Belmiro. André abriu o placar de cabeça, Hernanes empatou de falta, Rodrigo Souto fez de cabeça de novo para o Santos,e Washington empatou após outro escanteio, tudo isso apenas no primeiro tempo.
Na segunda etapa, Jorge Wagner virou o jogo em outro cruzamento na área, Róbson empatou e Rogério Ceni (que foi expulso posteriormente) marcou o gol da vitória são-paulina, aos 23min do tempo complementar, naquele que foi um dos jogos mais emocionantes do Brasileiro da temporada passada.
10/07/2004 - Santos 2 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro - na véspera, o clima entre as torcidas e as diretorias dos rivais era hostil, principalmente por uma disputa nos bastidores por dinheiro e jogadores, além de uma luta pelo poder dentro do Clube dos 13. Por isso, como é de costume, o jogo teve todos os ingredientes de um clássico. O São Paulo começou bem e abriu o placar com Danilo, de cabeça, aos 26min do primeiro tempo. O Santos respondeu em seguida, com Deivid.
O duelo seguiu nervoso. Seis jogadores receberam cartão amarelo, e Fabão conseguiu ser expulso, desfalcando o time tricolor. A equipe visitante se segurou como pode, mas aos 46min do segundo tempo, em uma falta na entrada da área, o meia Ricardinho - que teve passagem fracassada pelo São Paulo - encaixou uma bola no ângulo esquerdo de Rogério Ceni e deu a vitória para o clube alvinegro nos acréscimos do confronto. O resultado fez o Santos ultrapassar o adversário tricolor na classificação.
24/11/2002 - Santos 3 x 1 São Paulo - Campeonato Brasileiro - o clube alvinegro se classificou apenas na oitava posição do torneio e perdeu a partida de ida das quartas de final para o São Paulo de Kaká (que balançou as redes para o time tricolor), que foi o líder da primeira fase.
O camisa 8 são paulino fez o que quis no primeiro tempo, mas sua equipe não resistiu ao show de Robinho (que marcou o segundo gol) e Diego (que fez o terceiro) na etapa complementar. No entanto, O Santos massacrou o rival na Vila e deu início à caminhada ao primeiro título nacional da história do clube. O outro tento foi do artilheiro Alberto.
10/08/1994 - Santos 2 x 3 São Paulo - Campeonato Brasileiro - pelo torneio nacional de 94, os dois rivais protagonizaram um clássico digno de San-São, com muitos gols e expulsões. Cafu, contra, abriu o placar para a equipe da casa. O Santos vencia, até Edinho, goleiro filho de Pelé, fazer pênalti em Euller e Junior Baiano converter, André Luís chutou de longe e deixou o São Paulo com vantagem na virada de tempo,
Na etapa complementar, Edinho vacilou de novo e Aílton aumentou para o time tricolor e em seguida, o clube praiano descontou com um belo gol. Macedo passou para Ranielli, que tabelou com Moisés, autor do golaço santista. Marcelo Fernandes (Santos) e Palhinha (São Paulo) receberam cartões vermelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário